5 maneiras de aprimorar a escuta ativa e crescer seu negócio | Guilherme Tavares | Negociação, Vendas e Mediação | Uberlândia
5 maneiras de aprimorar a escuta ativa e crescer seu negócio

5 maneiras de aprimorar a escuta ativa e crescer seu negócio

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Ouvir já não é uma habilidade comum. E por isso, grandes e pequenas empresas deveriam imediatamente começar a investir em maneiras de aumentar a capacidade de seus funcionários em ouvir melhor, sob a pena de sofrerem más consequências no futuro.

Estudos feitos pela Microsoft comprovam que o tempo médio com que damos total atenção a alguém e somos capazes de nos concentrar, caiu de doze para oito segundos na última década. E essas métricas são ainda mais assustadoras quando projetamos um futuro em que estaremos cada vez ligados a tecnologias, que disputam a atenção com tudo a nosso redor.

Preste atenção na próxima reunião em que estiver, a quantidade de colegas com telefones celulares sob a mesa, digitando e lendo emails – ou redes sociais. Quando estiver em um jantar, olhe à sua volta e perceba casais ou amigos, mexendo em seus celulares ao invés de estarem olhando e conversando. Não me entenda mal, a tecnologia traz inúmeros benefícios. Mas o modo como a usamos está matando nosso foco, e nossos negócios.

O problema se agrava ainda mais quando anulamos nossa escuta, e deixamos de processar informações, talvez por estar com a mente agitada por algo que vimos no instagram ou lemos no whatsapp. Nosso cérebro produz de 12.000 a 50.000 pensamentos por dia, e deveríamos refletir na quantidade desses pensamentos que nos trazem produtividade, crescimento pessoal e tranquilidade, algo que muitas vezes nossos celulares vêm nos tirar.

Mas existem maneiras simples de bloquear esses ruídos negativos, mesmo com toda avalanche de pensamentos. Confira abaixo 5 maneiras de aprimorar nossa escuta ativa.

  1. Ao almoçar ou jantar com colegas de trabalho ou possíveis clientes, desligue o telefone. E se alguém me ligar, mandar um email ou whatsapp durante esse tempo? Verifique as ligações e mensagens assim que sair do restaurante, e prometo que tudo ficará bem.
  2. Experimente desligar todos os dispositivos eletrônicos em uma reunião e faça anotações à moda antiga. Sim, com papel e caneta. Por quê? Pois isso o obriga a se concentrar no que você está ouvindo, e escrever irá auxiliá-lo a se lembrar daquilo depois.
  3. Faça perguntas e repita aquilo de relevante que o outro disse. Não tenha medo de esclarecer fatos e números, ou qualquer outra coisa sobre a qual você esteja confuso.
  4. Pratique rapport, espelhamento e olhe nos olhos do outro. Seja a reunião presencial ou por vídeo chamada, ainda assim é possível estabelecer empatia.
  5. Pare de tentar ser “multitarefa” durante uma reunião, ou quando estiver trabalhando em casa ou no escritório. Experimente fechar a porta e se isolar por algum tempo de pessoas, sons ou qualquer outra distração potencial. Você pode colocar uma placa em sua porta, informando a todos que você não pode atendê-los naquele momento.

Acredito fortemente que todos nós não confiaríamos em fazer negócios com alguém que nos olha de canto de olho enquanto estamos conversando. Somos todos humanos, e é de nossa natureza a facilidade de se distrair, perder o foco e não escutar.

Entretanto, caso queira que seu negócio prospere, é fundamental trabalhar em sua capacidade de melhor sua escuta ativa. Todos nós somos capaz de perceber, com um pouco de treino, que nossa mente está em outro lugar. Em um mundo repleto de competição por nossa atenção, destaque-se ao ser capaz de se concentre-se em uma tarefa, ou em uma pessoa por vez. Sua empresa, colaboradores e clientes, agradecerão.

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Por Guilherme Tavares, traduzido e adaptado de

Author (Autor): Kate Delaney

Article title (Título do Artigo): “The Lost Art of Listening: A Simple Way to Save your Business.”

Website title (Site): Forbes

https://www.forbes.com/sites/forbesmarketplace/2018/12/10/the-lost-art-of-listening-a-simple-way-to-save-your-business/#60633d935ea3

Publication date: Unknown

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