Top 10 Habilidades de Resolução de Disputas

Top 10 Habilidades de Resolução de Disputas

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Com a ajuda desse Top 10 Habilidades de Resolução de Disputas, você pode se preparar para todas as situações da próxima vez que estiver tentando encerrar um conflito complexo.

Com muita frequência, a resolução de disputas pode ser um processo amargo e improdutivo. As 10 estratégias de negociação e resolução de conflitos a seguir podem ajudá-lo a encontrar formas criativas para alcançar acordos mutuamente satisfatórios:

1- Ouça para aprender

Uma das estratégias de negociação de conflitos mais importantes que você pode adotar é ouvir ativamente as preocupações de sua contraparte. Para fazer isso, você precisará resistir à vontade de interromper e se defender. Em vez disso, faça perguntas direcionadas a fim de extrair os principais problemas da outra parte. Repita o que ouviu para garantir que entende a perspectiva da outra pessoa. Somente depois de obter uma noção completa da perspectiva dela, comece a apresentar seu próprio ponto de vista.

2 – Traga vários problemas para a conversa

As partes em conflito frequentemente se encontram fixadas em um único problema, discutindo e delegando culpa de um lado para outro. Ao adicionar vários problemas à discussão durante o processo de resolução de disputas, você será capaz de encontrar oportunidades para fazer escolhas e concessões com base em seus interesses diferentes. Além disso, tente apresentar várias propostas que você valoriza de maneira semelhante, cada uma cobrindo vários interesses. A reação da outra parte ajudará a garantir que está abordando as necessidades dela além das suas.

3 – Trabalhe com soluções que satisfaçam todas as partes

As partes tendem a assumir que o ganho de uma das partes é a perda da outra parte, mas isso geralmente não tem que ser o caso na resolução de disputas. Tente diminuir a tensão enquadrando o seu esforço de resolver o conflito como uma oportunidade para chegar a uma solução que satisfaça todas as partes envolvidas – um verdadeiro ganha-ganha.

4 – Reconheça a tentativa de manipulação

Às vezes, as partes desafiam ou denigrem o poder, a experiência ou as habilidades uns dos outros com o objetivo de se sentirem superiores ou de obter vantagem. Não se deixe enganar por esses truques mesquinhos. Em vez disso, deixe claro que você reconhece a investida de manipulação e tente voltar para conversa do problema em questão.

5 – Reexamine Questões “Sagradas”

Às vezes, as partes em conflito categoricamente se recusam a negociar as questões que consideram sagradas, como aquelas que têm uma dimensão moral, religiosa ou pessoal. No entanto, algumas vezes estamos dispostos a fazer concessões sobre tais questões em determinadas circunstâncias. Antes de declarar um problema fora dos limites, pense em maneiras de resolver a disputa que possa honrar os valores mais profundos.

6 – Proteja-se contra ameaças

No calor do momento, as partes normalmente recorrem a ameaças, seja para tentar conseguir o que querem ou simplesmente para serem ouvidas. Mas as ameaças geralmente aumentam o conflito e pioram as coisas. Quando ameaçado, tente ignorar a ameaça, pois isso pode dar à outra parte a chance de se retirar dela. Se isso não funcionar, outras estratégias para resolução de conflitos podem incluir reconhecer e nomear a ameaça e sugerir que você tente seguir, junto à outra parte, um caminho mais construtivo.

7 – Reconheça quando você precisa de um mediador

Quando um esforço de resolução de disputas é altamente contrariante ou parece direcionado a uma ação judicial, geralmente é inteligente recrutar um mediador ou outro terceiro imparcial para ajudar a gerenciar o conflito. Os mediadores podem servir como amenizadores da situação e encorajar uma tomada de decisão mais racional. Da mesma forma, especialistas em um determinado campo podem fornecer dados que mudam a discussão em uma direção mais produtiva – apenas certifique-se de escolher esses peritos em conjunto.

8 – Apele para valores compartilhados

Se você se deparar com uma disputa sobre valores, busque pontos comuns identificando valores mais amplos que você compartilha com sua contraparte. Por exemplo, as partes que estão discutindo sobre uma questão política polêmica podem enfatizar seus compromissos compartilhados com o desacordo pacífico e a liberdade de expressão.

9 – Centralize discussões sobre ganhos em vez de perdas

Negociadores tendem a se tornar excessivamente competitivos quando se concentram no que podem perder em sua resolução de disputas. Por essa razão, vale a pena enquadrar discussões e propostas sobre o que cada parte pode ganhar. Esse tipo de “quadro de ganho” pode promover uma maior colaboração. Por exemplo, se você e sua contraparte precisassem fazer sacrifícios financeiros conjuntos para chegar a uma solução, você poderia enfatizar as oportunidades que tem de fortalecer seu relacionamento a longo prazo e aprender com os erros do passado.

10 – Mantenha as linhas de comunicação abertas

A resolução de disputas pode se tornar tão rancorosa que ambos os lados precisariam de uma pausa – mas não deixe que essa ruptura se transforme em um impasse permanente se o acordo ainda beneficiaria ambos. Em vez disso, mantenha contato via e-mail, no mínimo, e periodicamente aborde a possibilidade de retomar as negociações. Você pode reconstruir a confiança negociando questões relativamente menores, como onde se encontrar.

Quais dicas de resolução de disputas você adicionaria à lista?

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Por Equipe Guilherme Tavares, traduzido e adaptado de:

Author (Autor): KATIE SHONK

Article title (Título do Artigo): “Top 10 Dispute Resolution Skills”

Website title (Site): PON – Program on Negotiation at Harvard Law School

https://www.pon.harvard.edu/daily/dispute-resolution/top-dispute-resolution-skills/

Publication date: May 27th, 2019

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