Case Facebook: Paciência como habilidade essencial na negociação | Guilherme Tavares | Negociação, Vendas e Mediação | Uberlândia
Case Facebook: Paciência como habilidade essencial na negociação

Case Facebook: Paciência como habilidade essencial na negociação

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Como a paciência pode ajudar os negociadores a criar e reivindicar valor em uma negociação, utilizando o exemplo do Facebook.

Nesta negociação entre o Facebook e o Instagram, a paciência de Mark Zuckerberg valeu a pena. Em 9 de abril de 2012, os corações dos empreendedores digitais em todo o mundo devem ter pulado uma batida com a notícia de que o Facebook estava pagando US $ 1 bilhão em dinheiro e ações para comprar o Instagram, uma startup sediada em São Francisco.

Com menos de dois anos, o Instagram ofereceu um aplicativo móvel que permite aos usuários adicionar efeitos às fotos de seus smartphones e compartilhá-los com amigos. Embora a empresa não tivesse receita e empregasse apenas cerca de uma dúzia de pessoas, experimentou uma ascensão meteórica e desfrutou de “seguidores quase de culto”, segundo o New York Times. Seus 30 milhões de usuários (na época) estavam carregando mais de cinco milhões de fotos por dia, embora o aplicativo estivesse disponível apenas em dispositivos Apple. (O aplicativo agora é compatível com vários dispositivos e tem mais de 400 milhões de usuários ativos diariamente em fevereiro de 2017.)

A aquisição foi a maior do Facebook até o momento e teve como objetivo dar à rede social um perfil mais alto em dispositivos móveis. O CEO do Instagram, Kevin Systrom, chamou a atenção do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, em 2004, informou o Times. Impressionado com o serviço Photobox de Systrom, que permite às pessoas enviar e receber grandes arquivos de fotos, Zuckerberg ofereceu-lhe um emprego – mas Systrom, então estudante de segundo ano da Universidade de Stanford, decidiu ficar na escola.

A criação posterior de Systrom com Mike Krieger, Instagram, ganhou popularidade instantânea ao permitir que os usuários publiquem suas fotos no Twitter. No início de 2011, Zuckerberg manifestou interesse em comprar o Instagram, mas Kevin Systrom optou por se concentrar na expansão independente, informa o Times.

Uma semana antes da aquisição do Facebook, o Instagram fechou uma rodada de financiamento de aproximadamente US $ 50 milhões com vários investidores. A rodada de financiamento avaliou o serviço de fotos em cerca de US $ 500 milhões, segundo o New York Times. A compra do Facebook uma semana depois dobrou esse valor de investimento. O momento e a agitação em torno do financiamento provavelmente levaram o Facebook a aumentar seu acordo para bilhões de dólares, em questão de poucos dias.

Antecipando uma oferta pública que poderia valorizar a empresa em cerca de US $ 100 bilhões, o Facebook poderia até pagar com facilidade o alto preço do Instagram. Systrom e Zuckerberg enfatizaram que o Facebook manteria o Instagram funcionando como um serviço separado, pelo menos por enquanto.

Para os negociadores, o final feliz do Instagram sugere a importância de atacar quando o ferro está quente, mas nem um minuto antes. Concentrados em permitir a construção de sua marca e popularidade, os fundadores do Instagram evitaram a tentação de vender cedo demais – e maximizaram seu poder na mesa quando chegou a hora de fazer um acordo.

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Por Equipe Guilherme Tavares, traduzido e adaptado de:

Author (Autor): PON STAFF

Article title (Título do Artigo): “Patience is a Winning Negotiation Skill for Getting What You Want at the Negotiation Table”

Website title (Site): PON – Program on Negotiation at Harvard Law School

https://www.pon.harvard.edu/daily/dispute-resolution/in-negotiation-patience-wins-the-jackpot/

Publication date: October 1st, 2019

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