Negociações salariais: 10 passos para maximizar seus ganhos segundo MIT

Negociações salariais: 10 passos para maximizar seus ganhos segundo MIT

Compartilhe esse post!

Se feito de forma tática, negociar uma oferta de emprego pode ser muito mais benéfica para você e ajudá-lo a começar com o pé direito com seu novo empregador.

Candidatos, sabiam que boa parte dos recrutadores recebem treinamentos e estão preparados para negociar salários? Saiba também como negociar de forma colaborativa, e estar preparando para quando a oportunidade certa aparecer. O centro de estudos em negociação do Massachussetts Institute of Technology (MIT) sugere 10 passos para uma negociação efetiva.

NEGOCIAÇÃO SALARIAL EM 10 PASSOS:

  1. Comece respondendo: Agradeça a oferta, mesmo que ela esteja abaixo de suas expectativas. Peça um tempo para refletir sobre a proposta, ofereça uma data limite para resposta.
  2. Entenda a oferta. Reveja os termos da proposta e não tenha medo de fazer perguntas sobre todos os componentes do trabalho, como remuneração, oportunidades de progressão na carreira, opções de ações na bolsa de valores, benefícios, folgas, data de início, etc.
  3. Pesquise detalhadamente. Conheça o seu valor de mercado – Quais são os salários e cargos comparáveis ao seu? Quanto estes cargos semelhantes na mesma indústria pagam em sua região? Quanto os funcionários atuais da mesma empresa ganham no mesmo nível que o seu? Quais problemas estão acontecendo atualmente no setor? As respostas a essas perguntas podem dar suporte à sua contra-proposta.
  4. Faça uma lista e coloque em ordem de prioridade suas necessidades e desejos. Decida quais pontos são necessidades e quais são vontades, e priorize os mais valiosos para você. Quão bem seu cargo atual atende às suas necessidades? Quais aspectos são negociáveis para você, e você pode fazer concessões? Quais não são? Qual é o mínimo que você aceitaria para todos os pontos de sua lista que está negociando? Quanto tempo você precisa para tomar uma decisão sobre a oferta? Qual é o salário mais baixo que você irá considerar? Quão importante é a estabilidade no trabalho para você?
  5. Desenvolva uma estratégia. Desenvolva um plano de ação otimista, realista e pessimista, com base em sua preparação sólida e na revisão de todos os recursos, incluindo seus próprios pontos fortes e fracos enquanto candidato. Quais são suas vantagens em relação ao mercado e aos demais candidatos? Analise experiências passadas (trabalhos, estágios, artigos, etc.) para determinar em quais aspectos você tem mais vantagens, e em quais pode melhorar. Conhecer esses detalhes sobre si mesmo pode ajudá-lo a alavancar essas habilidades para um resultado de negociação mais satisfatório. Tem outras propostas de trabalho com negociações em andamento? Controle cuidadosamente cada uma delas, e não espere até o último minuto para dar uma resposta ao recrutador. E lembre-se, apenas negocie se você está considerando seriamente a proposta.
  6. Mantenha contatos dentro da empresa. Identifique quem são as pessoas chave com quem deverá negociar – Recursos Humanos? Seu entrevistador? Depois de estudá-los, ligue para o empregador e apresente todos os pontos a serem negociados – sinta-se entusiasmado e demonstre seu interesse naquele cargo.
  7. Depois de apresentados seus interesses, apenas aguarde. Após ter demonstrado seu interesse uma única vez, aguarde pacientemente. Nem pense em entrar em contato com o recrutador diversas outras vezes, cobrando uma posição. O empregador irá informá-lo sobre os pontos que pode e não pode cumprir. Lembre-se, a pior coisa que eles podem dizer é “não”. Tenha um plano B, e não encare aquela como a última oportunidade de sua vida.
  8. Renegocie, se necessário. Você pode achar apropriado conduzir uma segunda rodada de negociações, dependendo da situação. Mas cuidado para não ser intransigente ou exigente – as táticas e sua razão são cruciais em circunstâncias delicadas como essa.
  9. Peça os termos da negociação por escrito. Nunca se esqueça de certificar que tem a oferta de trabalho detalhada por escrito, antes de aceitá-la. Assim, você terá certeza de que todos os itens da proposta foram contemplados.
  10. Decida. Analise suas necessidades e vontades para determinar se aquela oferta negociada é realmente o que quer para você. Idealmente, você deve chegar a um equilíbrio – o processo de negociação será uma via de mão e contra-mão, onde cada lado (você e o empregador) deverá fazer concessões e obter ganhos mútuos em uma relação ganha-ganha. Procure responder à oferta o mais rápido possível, especialmente se você decidir recusá-la.

O QUE PODE SER NEGOCIADO?

COMO RECUSAR UMA OFERTA

  • Seja sempre educado, independentemente da resposta ser positiva ou negativa.
  • Comece com uma declaração positiva, agradecendo a empresa por sua oferta.
  • Deixe-os saber que você infelizmente terá que recusar.
  • Forneça-lhes um motivo apropriado para sua resposta negativa (você tem outra oferta de trabalho, a localização, os benefícios, etc.).
  • Agradeça-os novamente e deseje-lhes bem.

Quer negociar melhor, influenciar e agregar valor ao seu produto no Agro? Baixe agora o Ebook gratuito: 4 Formas de Influenciar no Agronegócio | Como aplicar a Metodologia Harvard e a Neurociência em suas negociações

Por Guilherme Tavares, traduzido e adaptado de

Author (Autor): Unknown

Article title (Título do Artigo): “Job Offer Negotiation”

Website title (Site): MIT – Management Sloan School

https://capd.mit.edu/jobs-and-internships/interviews-and-offers/job-offer-negotiation

Publication date: Unknown

Compartilhe esse post!

Deixe uma resposta

shares
pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese